![]() |
A torcida do Rio Branco fez uma bela festa ao longo da competição (Foto: Site do clube) |
Após 18 rodadas, estamos no momento decisivo do Capixabão. Os quatro times que chegaram às semifinais, passaram por bons e maus momentos durante a competição. Rio Branco, Aracruz, Conilon e Vitória brigam para ver quem será o campeão capixaba de 2012, que também representará o Espírito Santo na série D do Brasileiro e na Copa do Brasil do ano que vem.
O Rio Branco, líder da primeira fase, demorou para entrar nos trilhos e chegou a estar ameaçado de rebaixamento. O divisor de águas foi a chegada do garoto João Paulo, que havia voltado de empréstimo ao Cruzeiro. O garoto mostrou um grande futebol e é um dos candidatos a craque do campeonato. O técnico Duílio conseguiu dar uma cara à equipe Capa-preta, inclusive acertando a defesa que tomava muitos gols no início da competição. Mas a equipe terá de suar muito para conquistar o título.
O Aracruz, na minha opinião, foi o time mais regular ao longo da competição. Muito forte jogando em seus domínios, ainda arrancou alguns pontos preciosos jogando fora. Conta com jogadores experientes como o meia Gilmar, ex-Desportiva e o meia-atacante David Dener, que teve passagens por Ponte Preta, Desportiva e Rio Branco. Terminou a primeira fase em segundo, empatado em número de pontos com o Rio Branco. Candidatíssimo a levar o caneco.
Já o Conilon alternou bons e maus momentos. Na reta final a equipe decolou e apresentou um futebol muito bonito e ofensivo, inclusive com grandes goleadas. Conta com o artilheiro isolado da competição, Paulinho Pimentel. Mas Emílio e Eduardo formam um meio-campo muito criativo que dá munição para o 'Rooney Capixaba'. O time do Norte corre por fora.
O Vitória não apresentou um futebol de encher os olhos, ganhando muitos jogos com um placar magro. O destaque do time ao longo da competição foi o goleador Vitinho, com uma técnica apurada e faro de gol. Fusquinha também se destacou como o pulmão do alvianil e muitas vezes marcou presença na Seleção do Na Lata FC. Será difícil passar pelo Aracruz, mas existem horas que a camisa pesa, coisas que acontecem no futebol.
No fim de semana, na abertura das semifinais, o Rio Branco foi ao Norte e foi derrotado pelo Conilon por 2 a 1. Placar normal ao meu ver, visto que o Conilon jogando em Jaguaré venceu a maioria das partidas. O Rio Branco tentará reverter o resultado no próximo sábado, no jogo de volta, no Estádio Salvador Costa, onde na primeira fase do torneio, goleou o mesmo Conilon por 5 x 1 na melhor partida do Capa-preta no campeonato. Lembrando que caso o Rio Branco não passe de fase, será a última partida de João Paulo pelo clube, pois já acertada sua transferência definitiva para o Cruzeiro por R$ 300 mil.
![]() |
Vamos comparecer ao estádio torcedor, pretigie o que é nosso! |
Já a situação do Vitória é mais complicada, empatou em casa com o bom time do Aracruz por 1x1. Agora tentará recuperar o prejuízo no Estádio do Bambu na sexta-feira, onde o E.C.A é quase imbatível. Como eu disse, a camisa nessas horas pode pesar e quem sabe um resultado inesperado poderá acontecer.
O meu palpite para as finais é Rio Branco x Aracruz. Seria a mais justa final pelo que as duas equipes apresentaram na primeira fase. Seria também uma bela festa das duas das mais apaixonadas torcidas do estado. Mas o futebol é cheio de surpresas, vamos aguardar para ver. E Você torcedor, vamos ao estádio, prestigie o que é nosso!