![]() |
Emirates (Foto: Filipe Souza) |
Dando sequência a nossa série Na Lata em Londres, hoje vamos falar um pouco sobre um gigante do futebol mundial, o Arsenal, clube de maior torcida da capital inglesa. Durante a temporada do blog em Londres, o Na Lata FC visitou o Emirates Stadium, a casa do Arsenal. O estádio possui uma estrutura sensacional, muito grande e muito bonito. Calçada da fama, painéis com fotos e informações sobre os maiores ídolos da equipe e a estátua de Thierry Henry (um dos grandes craques de toda a história do Arsenal) dão as boas vindas aos visitantes dos Gunners.
O Emirates Stadium foi inaugurado em 22 de julho de 2006, na região de Holloway, no Norte de Londres, fruto de uma parceria com a companhia aérea que é a patrocinadora master do clube e dá seu nome ao estádio. O Emirates veio para substituir o Arsenal Stadium (também chamado de Highbury), antiga casa do Arsenal que sediava o clube desde 1913 e foi demolido em 2006 foi demolido. O novo estádio possui instalações muito modernas e tem capacidade para 60432 ensandecidos torcedores, do mais querido de Londres.
![]() |
Um painel traz a evolução do clube, e o banco de reserva é uma das atrações para os turistas. (Foto: Filipe Souza) |
Logo ao chegar nas escadarias de acesso ao Emirates, o torcedor começa a ver quadros com imagens de jogadores que marcaram época no clube, painéis com a evolução do time durante o tempo, além de homenagens a torcedores destaque do time do norte de Londres. Ao redor do estádio, estão fotos de muitos jogadores e suas histórias pelo clube. Essa é uma característica marcante dos times ingleses, os ídolos de qualquer época são sempre muito valorizados pelo que fizeram vestindo a camisa dos clubes. Diferente do que vemos por aqui em Terras Brasilis, quando muitas vezes os ídolos são quase personas non gratas no clube.
Estátua de Thierry Henry (Foto: Filipe Souza) |
Entre os ídolos mais recentes de maior expressão estão o holandês Dennis Bergkamp que por muitos anos foi dono da camisa 10 dos Gunners e o atacante francês carrasco do Brasil na última Copa do Mundo, Thierry Henry. Ambos idolatrados pela torcida do Arsenal., inclusive Henry retornou ao Arsenal para a temporada 2011/2012, após ter rodado por outros clubes.
E para finalizar, do lado de fora do estádio, o Museu do Arsenal e a loja oficial do clube são os pontos preferidos dos turistas, que passeiam, conhecem a bela história do clube e por fim, sempre compram vários utensílios do Arsenal no fim da visita. Uma bela estrutura do Gigante de Londres e um ótimo exemplo para os clubes brasileiros.