![]() |
Gandula já se candidatou até a musa do clube (Foto: Divulgação) |
Neste domingo, os gandulas roubaram a cena nos Campeonatos Estaduais, o que já tinha acontecido também na última rodada da Libertadores. Botafogo e Inter mostraram a todo o Brasil o quanto pode ser eficaz a reposição de bola ensaiada com os gandulas. Prática ilegal quando não é feita do mesmo jeito para as duas equipes. Mas e daí? É a grande malandragem do futebol e os times que jogarem no campo do adversário que se virem.
Vamos relembrar: na final da Taça Rio contra o Vasco, o Botafogo abriu o placar após rápida reposição de bola da gandula botafoguense, o que possibilitou que Marcio Azevedo partisse em velocidade nas costas de Fagner e colocasse a bola na medida para Loco Abreu empurrar para as redes. Já no Beira-rio, o Inter quase marcou contra o Fluminense após o gandula colocar a bola rapidamente na marca de escanteio, pela primeira partida das oitavas de final da Libertadores. No Gre-Nal deste domingo a cena voltou a se repetir e provocou a expulsão do Pofexô Vanderlei Luxemburgo que ficou revoltadinho.
Voltemos a discussão. O Inter admitiu que treina a jogada com os gandulas e usa como jogada nos clássicos. Já o Botafogo não treina com os gandulas, mas é o time da casa no Engenhão e contou com a ajuda da gandula certa, que é torcedora apaixonada pelo clube. E isso é do jogo, por mais que não esteja nas regras, não adianta chororô.
![]() |
Luxemburgo ficou putinho com gandula e foi expulso (Foto: Divulgação site do clube) |
O São Paulo faz isso há muito tempo no Morumbi. Quem nunca percebeu que quando o goleiro bate faltas pra fora, a bola demora a voltar. Ou quando qualquer time que joga em casa e está atrás no placar, abola sempre volta rapidinho. É do jogo! Assim como a catimba, a cera e prender a bola ao lado da bandeirinha de escanteio, a jogada com os gandulas é uma estratégia permitida pela malandragem do futebol. Não me venham dizer que é anti-desportivo. No malandro mundo do futebol, pode!
E Você o que acha da jogada com os gandulas? Participe. Aqui é Na Lata!