O Campeonato capixaba chega a sua reta final com quatro times brigando pelo título estadual. Em seu trajeto, um campeonato cheio de polêmicas envolvendo escalação irregular de jogador, adiamento de jogo por motivo banal, arbitragem pífia, além dos péssimos gramados.
![]() |
| Escudo do Aracruz EC. |
O Aracruz, na minha modesta opnião, o time mais empolgante do estadual, pela sua torcida, que lotara o Estádio do Bambú nos jogos em casa, e pelo belo futebol apresentado, foi punido mais uma vez pela falta de competência de seus dirigentes, por darem o aval na escalação do zagueiro Denis, que não constava no BID da CBF, e por isso não poderia atuar. Primeiramente o clube perdeu 3 pontos em decisão do STJ e continuou na zona de classificação para às semi-finais. Pausa neste caso por enquanto.
Em meio a isso tudo, o Vitória FC andava mal das pernas no campeonato, o clube havia perdido o clássico para o Rio Branco, e tomou a decisão de não alugar o estádio para o Capa-Preta. Depois disso, o atual campeão foi mandar suas partidas na Estiva e depois no Bambú, de onde também foi "barrado". Daí, 9 jogadores do alvianil pegaram conjutivite, e a importante partida contra o Serra FC, que podia dar a classificação ao Vitória, ou até mesmo eliminá-lo do campeonato, foi simplesmente adiada. O Rio Branco ameaçou pedir a suspensão do Campeonato, mas depois não deu em nada.
![]() |
| Perovano: O polêmico dirigente alvianil. |
O Vitória venceu a partida contra o Serra. E não bastava todas essas polêmicas, o STJ voltou atrás na decisão em relação ao Aracruz, e tirou mais 3 pontos do clube. Pronto! O Vitória a partir daí entraria na zona de classificação para as semi-finais e precisava de um empate contra o próprio Aracruz para conseguir a classificação. O Aracruz abalado, perdeu a partida, que culminou a classificação do polêmico clube de Bento Ferreira.
Sabendo que seu Diretor, Antônio Perovano, é um homem bastante influente na FES, um empresário de muitos recursos, não é estranho ter acontecido toda essa reviravolta no campeonato, beneficiando único e exclusivamente o Vitória FC?
Já destacamos no blog a bagunça do futebol da terra, culpa do anti-profissionalismo. O fato de a 13 anos não passarmos da 1ª fase da Copa do Brasil e disputarmos mal mal a 4ª divisão é culpa única e exclusivamente dos mandatários daqui, que apesar se se declararem torcedores, são os responsáveis pela maioria das lambanças que aqui acontece.
Nas Semi-finais, o Rio Branco enfrenta o São Mateus, reeditando, pra variar, a polêmica final de 2009. O capa-preta ainda está sem estádio pra jogar. Na outra semi, o Linhares, que perdeu seu artilheiro Paulinho Pimentel durante o campeonato para um clube da 2ª divisão capixaba, enfrenta o Vitória, que depois de se mover bastante fora das quatro linhas, chegou lá. As finais começam a partir do dia 07 de maio.
Resta a nós, bobos, continuar torcendo, comparecendo e prestigiando o nosso pífio futebol, e continuar sonhando, com a esperança que um dia isso mude, e poderemos ir aos estádios prestigiar um clube daqui disputando uma série A do campeonato brasileiro, para isso acontecer, já sabemos de quem depende.

