Na Lata Games Na Lata Bolão
2leep.com

Rio Branco 1 x 0 Vasco: O Maior público do futebol capixaba

12.4.12 |



Gol de Márcio Fernandes contra o Vasco em 1986.
(Foto: Site do Rio Branco)
Ao longo da história, tivemos alguns bons públicos nos tempos áureos do futebol do estado do Espírito Santo. A maioria desses recordes, foram no Estádio Engenheiro Araripe com o mando da Desportiva em alguns jogos. Como a vitória dos grenás por 1 x 0 sobre o Flamengo em 1973, com público de 24.363, tivemos também um 0 x 0 no clássico Desportiva x Rio Branco em 1985 que levou nada mais nada menos que 27.010 pagantes. E até um jogo que não envolvia clubes capixabas, como foi o Flamengo 0 x 1 Vitória-BA em 1995, que contou com 27.600 expectadores no Araripe, sendo o segundo maior público do futebol capixaba de todos os tempos.



Mas o recorde de público da história do nosso futebol pertence ao Rio Branco jogando no Kleber Andrade. Foi no Brasileirão de 1986. Estima-se que 50.000 pessoas entre pagantes e pessoas no barranco tiveram a oportunidade de ver aquele Rio Branco vencer o Vasco de Dinamite e Romário por 1 x 0. Em um jogo que todos queriam ver os craques consagrados do Vasco, quem brilhou foi Marcio Fernandes, autor do gol Capa-preta. Aquele 21 de setembro de 1986 sem dúvida é inesquecível para a torcida do Rio Branco.


O Rio Branco voltaria a vencer o Vasco dentro de São Januário por 2 x 1 e ainda, dentro de casa, venceu o Internacional de Porto Alegre também por 2 x 1. Ainda naquele ano, o time do treinador Paulinho Almeida, empatou com Santos e  Guarani sem gols, com públicos de 17 mil e 15 mil respectivamente no "Klebão". Em seus 12 jogos no Brasileirão daquele ano, 157 mil pessoas foram aos jogos do Rio Branco, foi a oitavo maior média de público do Brasil naquele ano. (Confira no final do post alguns lances da campanha).

O Rio Branco tinha vaga garantida na elite do ano seguinte com aquele futebol de encher os olhos, mas desde aquela época, a Federação Capixaba já se demonstrava fraca, e numa virada de mesa, o Rio Branco foi rebaixado, mesmo com uma das melhores campanhas de um time capixaba em âmbito nacional.

Kleber Andrade lotado na campanha Capa-preta de 86.
(Foto: Site do clube)
Observando a história dos anos 80 e 90 bate a angústia, e muitas vezes me pergunto se um dia teremos novamente um representante na elite do futebol brasileiro, levando milhares de pessoas aos seus jogos como fez o Rio Branco em 86, o Serra em 99 e a Desportiva ao longo de sua história. Quem sabe se um dia mudar a Federação e os clubes evoluírem em questão de profissionalismo. 



Postar um comentário

Obrigado por visitar o Na Lata FC! Aproveita que ainda tá por aqui e deixe seu comentário! Abraço!



2leep.com

Página Anterior Próxima Página