![]() |
Adriano rescinde co Timão e pode voltar ao Fla (Divulgação:Vipcomm) |
Acompanhamos durante as temporadas 2010 e 2011 quando o atacante Adriano Imperador (termo que até soa sarcástico hoje) saiu do Flamengo de certa forma em crise e ficou fora do futebol um tempinho. Em 2011 ele foi pro Corinthians onde seu futebol já deteriorado de tempos anteriores continuou em má fase. Acredito que um dos maiores problemas do jogador é essa história do peso dele, é realmente acima e não existe desculpa pra um cara que só joga bola e ganha a bolada que ele ganha estar sempre acima do peso. Outra coisa que acho absurda é ele usar a 10 de um time, mesmo que nos seus tempos áureos de 2009 no Flamengo.
Vamos falar de seu tempo no Corinthians. Bom, ele não fez nada além daquele gol importante na reta final do campeonato num dos poucos jogos que ele esteve em campo. Passou a maior parte do tempo apenas rendendo dinheiro pro clube, porque em publicidade é bom ter o Adriano no time, assim como é bom ter o Ronaldo, e assim como é ótimo pro Flamengo ter o Ronaldinho; mas isso em termos de marketing e não em termos futebolísticos propriamente ditos, porque é muito sabido que os jogadores citados estão longe de estar em seu pleno vigor, a plenos pulmões e com um belo condicionamento físico – o próprio Ronaldo, já faz um certo tempo, nem nos campos mais está.
Acho absurdo alguém querer o Adriano pensando que ele vai definir alguma coisa, besteira – futebol já não se joga como nos anos 90 quando o Ronaldo ou o Romário definiam as partidas e por falar nisso, tirando esses dois jogadores tanto no Brasil quanto na Europa em seus respectivos times ainda assim os melhores times dos anos 90 foram o Corinthians que tinha um baita plantel no fim dos mesmos anos e o Vasco que foi em 97 campeão Brasileiro, em 98 campeão da Libertadores, em 99 campeão da Copa Rio-São Paulo e em 2000 campeão Brasileiro de novo. E tirando o Edmundo no Vasco e o Marcelinho Carioca no Corinthians os times em questão eram fortes por seu plantel ser de fato o melhor – deixamos as análises pra um futuro post, quem sabe.
![]() |
Adriano não rendeu o esperado no Corinthians (Foto: Divulgação) |
Agora falando se seria uma boa o Adriano ir para o Flamengo novamente. Acho que em termos de publicidade seria ótimo, ter um jogador com a fama do Adriano. é bom pra qualquer time, isso não é dúvida pra ninguém. Mas não acho que Vagner Love, Ronaldinho e Adriano seriam um trio que a direção do Flamengo daria conta. Seria pagode de segunda a segunda sem que o futebol tivesse uma mudança. O time atual do Flamengo é fraco, mas a camisa pesa: portanto é claro que ele poderia definir algumas partidas, mas ele não é mais aquele jogador que tem dois jogos bons seguidamente.
Então acho que Adriano já poderia começar a pensar em aposentadoria, em fazer curso superior ou montar uma empresa ou entrar no negócio de futebol mesmo ou abrir uma escola de futebol, enfim; não vejo pra frente aí um horizonte promissor no que se diz respeito a futebol mesmo, não. O Adriano é um fanfarrão do futebol.
Mas também não desejo o mal pra ele, se ele quiser provar pro mundo que ele pode ser um cara gigante no futebol, ele pode muito bem fazer isso e se esforçar, abaixar o peso e ganhar mais um Brasileiro, quem sabe?, pro Flamengo e consequentemente calar a boca de toda a mídia que mete o pau nele.
Sem mais, espero aí que o Adriano possa voltar a ser o grande jogador que já foi não muito tempo atrás, mas isso quem decide é ele – as ferramentas pra isso ele tem.
Caio Louback