![]() |
Primeiro escudo do Rio Branco com as cores do primeiro uniforme do clube. (Foto: Site do clube) |
O Na Lata FC irá presentear você leitor com histórias e curiosidades sobre os uniformes dos clubes brasileiros toda semana. Na semana passada tivemos a história do Flamengo, como precursor do segundo uniforme. Hoje contaremos a história do primeiro uniforme do Rio Branco Atlético Clube.
O Rio Branco foi fundado em 21 de Junho de 1913. Surgiu de peladas entre os meninos do Sul-America e do XV de Novembro, times ligados ao Colégio Estadual e a Escola Normal, na época. De uma reunião na casa de Nestor Ferreira Filho, entre garotos de idade entre 14 e 16 anos, surgiu o "Juventude e Vigor" para tentar fazer frente com o rico Victória Foot-ball Club e o Rui Barbosa.
Com o incômodo de jogadores que não eram mais adolescentes e a adesão de jogadores do Rui Barbosa, decidiram mudar o nome para Rio Branco Football Club, em homenagem ao Barão de Rio Branco em 10 de fevereiro de 1914.
![]() |
Atual escudo do Rio Branco. (Foto: Site do Clube) |
Apesar da mudança de nome, de início a troca não atingiu as cores da bandeira do clube, que era verde e amarelo. Tal mudança só foi ocorrer em 20 de Maio de 1917. Na época, afirmaram que o uniforme verde e amarelo desbotava muito, história parecida com a do Flamengo que passou do azul e amarelo para o preto e vermelho.
Gilberto Paixão era o melhor jogador do time e da cidade na época e sugeriu o preto e branco, cores do antigo Sul-America. Como tinha o respeito dos outros jogadores, a ideia foi aceita e o Rio Branco passou a adotar o tradicional preto e branco que também eram as cores do Botafogo, time que os outros meninos do time torciam na época.
A partir daí entrou para história como o clube de maior torcida do futebol capixaba com uma história brilhante repleta de títulos. Talvez por ter sido fundado por garotos humildes, o Rio Branco tem essa identificação com o povo e possui cerca de 30% de torcedores do Espírito Santo.