![]() |
1º uniforme do Vasco. (Foto: Divulgação) |
Hoje na série sobre uniformes de clubes, o Na Lata FC conta pra você a história da camisa de um dos gigantes do futebol brasileiro: O Clube de regatas Vasco da Gama.
Na primeira metade do século XX, o uniforme vascaíno passou por modificações que resultaram uma das mais belas e conhecidas camisas do futebol brasileiro e mundial.
A primeira camisa do Vasco, ainda na época do remo, era parecida com a atual: preta, com uma faixa diagonal branca e a Cruz de Malta no centro, no entanto, a faixa diagonal partia do ombro direito, ao contrário do que acontece hoje.
Em 1915 houve uma fusão com o Lusitânia, dando início ao departamento de futebol do clube, e por essa influência, a primeira camisa de futebol do Vasco era preta, tinha a gola e os punhos branco e sem a faixa diagonal. Porém, a cruz de malta havia sido deslocada para o lado esquerdo, junto ao coração.
Houve outra modificação nos anos 30. A faixa diagonal branca reapareceu, só que dessa vez partindo do ombro esquerdo e a cruz de malta continuou no mesmo lugar, estilo que é mantido até hoje. Em 1945, por sugestão do treinador da época, Ondino Vieira, que se inspirou na camisa do River Plate, o Vasco adotara a camisa branca, com a faixa diagonal preta, como uniforme número dois.