Contagem regressiva para as Olimpíadas 2012 (Foto: Filipe Souza) |
Finalmente pôde sair o primeiro post direto de Londres do Na Lata FC. Após alguns dias de estadia na capital inglesa, este humilde blogueiro deu de cara com um relógio marcando a contagem regressiva para as Olimpíadas 2012, que acontecem por aqui no país da Rainha. Os cidadãos londrinos ainda não estão no clima olímpico, o relógio ganha mais importância nas fotos dos turistas, mas mesmo assim há pouco mais de três meses para os jogos, a cidade já está praticamente pronta para receber a competição.
A cidade que abriga a realeza britânica possui vários estádios para as realizações dos jogos, devido a grande quantidade de clubes e agremiações instaladas na cidade. Mas o grande destaque é o Estádio Olímpico de Londres, construído para os jogos. A arena vai ser o palco principal das Olimpíadas, onde vai acontecer as cerimônias de abertura e encerramento, além de abrigar algumas modalidades olímpicas.
A capital inglesa conta com excelente estrutura hoteleira, sistema integrado de transporte, com trem, metrô e ônibus, aeroportos de grande porte e um baixo índice de violência, um cenário ideal para receber o maior evento esportivo do mundo. Ao visualizar toda a estrutura britânica, comecei a me lembrar do Brasil, que vai receber as Olimpíadas em 2016, mas ainda antes a Copa do Mundo de 2014. Comecei a me lembrar da estrutura do nosso país: do sistema de transporte falho, dos aeroportos mal-tratados, da violência. E aí, falta muita coisa né?!
![]() |
Estádio Olímpico de Londres (Foto: Divulgação) |
O fato curioso é que Londres sempre foi assim. Não precisou de uma super reformulação na cidade para ela receber os Jogos Olímpicos, foram necessários alguns ajustes, lógico, mas nada que transformasse a cidade. E no Brasil? A pouco menos de dois anos da Copa do Mundo, o cenário não é nada agradável e ainda falta muita coisa. Muita coisa esta que não temos visto ser feita, pelo contrário, pouca coisa mudou até agora.
Enquanto isso nós vamos esperando que o Ministério dos Esportes e todos os responsáveis pelos eventos esportivos no Brasil possam fazer alguma coisa. O fato é: Londres já estava pronta há muito tempo e no Brasil, precisamos de um revolução e até agora... nada.