![]() |
Andrade com a camisa grená em 1993. (Foto: Divulgação) |
Andrade era um volante de muita técnica, raro de se ver hoje em dia. Marcou época no Flamengo onde foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 1981. Andrade ainda jogou na Roma da Itália e em 1989 vestiu a camisa do Vasco, onde foi campeão brasileiro. Nos últimos anos de sua carreira, Andrade atuou pela Desportiva Ferroviária em 1994.
Aquele ano viria a ser o último em que um clube capixaba figuraria na elite do futebol brasileiro. A Tiva se classificou para a série A ao ficar entre os onze melhores na série B em 1992. Andrade era o grande nome daquele time que ainda contava com Arildo Peçanha e o goleiro Dirley, além do treinador Dudú, que atuou pelo Palmeiras nas décadas de 60 e 70.
Andrade tinha 36 anos na época e não conseguiu evitar o rebaixamento e a péssima campanha grená com 7 derrotas, 6 empates e apenas uma vitória. A Desportiva, sem Andrade, ainda fez uma bela campanha na série B do ano seguinte ficando em terceiro lugar, mas não conseguiu o acesso.
Andrade, alguns anos mais tarde, viria ser campeão brasileiro como treinador pelo Flamengo em 2009, mas por um motivo inexplicável, caiu no esquecimento logo depois e hoje treina o Boa Vista-RJ. Fica até a sugestão para a diretoria da Desportiva caso ela volta à elite do Capixabão em 2013, poderiam trazer o Andrade, faria bem para ele, para o clube e para o futebol capixaba.