![]() |
Forlán está na mira do Galo. (Foto: Site da UEFA) |
Quando termina a temporada do futebol europeu, começam as especulações, quem chega e quem sai. Nos últimos anos, os clubes brasileiros passaram a repatriar atletas consagrados mundo afora. Isso devido ao aumento das receitas dos clubes e dos possíveis retornos financeiros que tais atletas podem render na questão do marketing.
Por enquanto, os clubes se limitam em trazer atletas brasileiros sem mercado na Europa, mas este quadro pode mudar com as últimas especulações do mercado. Corriqueiramente, jornais do mundo inteiro colocam jogadores nos clubes daqui, ultimamente os nomes de Seedorf e Forlan são os mais repetidos, mas já falou-se também em Drogba e Malouda, ambos do Chelsea.
O futebol brasileiro mudou de patamar econômico, por isso, tem inteiras condições de trazer um atleta até mais jovem do que os citados, mas não basta competir financeiramente. O mercado europeu é mais atrativo, dá mais visibilidade ao atleta e assim, o valoriza. O mercado brasileiro tem capacidade apenas para absorver jogadores sem chances em clubes do exterior ou para dar ritmo de jogo a jogadores que ficam no departamento médico por muito tempo. Mas é uma possível evolução, caso venha um atleta não-brasileiro admirado em todo mundo, mesmo que esteja com idade avançada.
Portanto, uma boa proposta atrelada a um bom projeto, são atrativos para este tipo de jogador. Foi o que fez o Botafogo com Renato e agora com Seedorf, que acredito eu, está muito próximo de General Severiano. Esta sim uma contratação que se bem usada, poderá trazer retornos incríveis ao alvinegro, além do holandês ser um atleta bastante regular e disciplinado. Bem ao contrário do que fez o Flamengo com Ronaldinho, jogador que só trouxe prejuízos ao clube.
Forlán há tempos está na mira de clubes brasileiros, agora é a vez do Atlético-MG investir na contratação do atleta. Mas hoje mesmo Forlán declarou querer ficar na Inter de Milão, contrariando seu pai, que deseja vê-lo no Brasil, onde fez sucesso nos tempos de jogador atuando pelo São Paulo. Este, acho que dificilmente vem nessa janela, ainda possui um limitado mercado na Europa.
![]() |
Montagem de Seedorf com a camisa do Botafogo (Foto: Divulgação) |
Já Drogba e Malouda estão no grupo daqueles que querem curtir o Rio de janeiro, poderiam ajudar a alavancar o marketing dos clubes cariocas, mas acredito que exigiriam muitas regalias, podendo até criar um racha no elenco.
Os clubes europeus já não contratam com tanta frequência jogadores brasileiros, estão selecionando mais, diferente de outros tempos. Quem está lá, dificilmente quer retornar e quem está aqui, sonha em jogar lá. O próprio Neymar sonha em jogar na Europa e mesmo que isso se adie com o passar dos anos, é algo inevitável.
Então, não podemos duvidar das últimas especulações do mercado brasileiro, pois são atletas sem grandes atrativos no mercado europeu. Se o Mundo Árabe não atrapalhar as negociações, acredito que teremos cada vez mais atletas desse peso em nosso futebol.